Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Temáticas produzidas por portadores de HIV/AIDS em grupo de autoajuda / Temáticas producidas por portadores de VIH/SIDA en grupo de autoayuda / Subjects raised by HIV/AIDS patients in self-help groups

Galvão, Marli Teresinha Gimeniz; Gouveia, Aline de Souza; Carvalho, Carolina Maria de Lima; Costa, Ênia; Freitas, Julyana Gomes; Lima, Ivana Cristina Vieira de.
Rev. enferm. UERJ ; 19(2): 299-304, abr.-jun. 2011. ilus
Artigo em Português | INTEGRALIDADE, FIOCRUZ | ID: int-2494
Objetivou-se identificar temáticas relatadas por portadores do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) em grupo de autoajuda. Foi realizado estudo de abordagem quantiqualitativa, com a análise de registros de 71 grupos desenvolvidos entre 2007 e 2009 em ambulatório especializado em Fortaleza-Ceará. Houve participação de 330 portadores de HIV. Os temas referidos e discutidos foram analisados e divididos em quatro categorias aprendendo a conviver com o HIV; reconhecendo os direitos dos portadores de HIV; conhecendo a infecção pelo HIV e as manifestações oportunistas; e possibilidades terapêuticas e efeitos colaterais dos antirretrovirais. Concluiu-se que, apesar do tempo de circulação do HIV na população e da intensa divulgação sobre a infecção, dúvidas fazem parte do cotidiano dos infectados. Evidencia-se a necessidade de orientações para estas pessoas ampliarem a sobrevida e a qualidade de vida. Assim, a educação em saúde mediada no grupo oportuniza esclarecimentos e motiva os clientes a viver de forma mais saudável.(AU)
Biblioteca responsável: BR1366.1
Selo DaSilva