Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Distúrbios autonômicos na Síndrome de Guillan-Barré: experiência de 13 anos em UTI pediátrica / Autonomic dysfunction in Guillain-Barré Syndrome: a 13 year experience in pediatric intensive care unit

Santana, Joäo Carlos B; Garcia, Pedro Celiny R; Einloft, Paulo R; Kipper, Délio J; Chiapin, Maria Luiza; Skrsypcsak, Fernando.
J. pediatr. (Rio J.) ; 72(1): 20-6, jan.-fev. 1996. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-193305
A polineuropatia inflamatória desmielinizante aguda(Síndrome de Guillain-Barré) pode ter uma apresentaçäo clínica grave, mas de bom prognóstico em crianças. É uma desordem imune e inflamatória do sistema nervoso periférico. Este estudo retrospectivo observou que a SGB é freqüentemente complicada por hipertensäo arterial e outras desordens autonômicas. A instabilidade cardiovascular se deve ao envolvimento do sistema nervoso autônomo e resulta em pressäo arterial lábil, arritmias cardíacas e hipovolemia. Durante um período de 13 anos(1982-1995), 21 crianças foram admitidas na UTIP do Hospital Säo Lucas, Porto Alegre, sul do Brasil. Oito pacientes usaram ventilaçäo mecânica. Os sintomas de distúrbios autonômicos foram vistos freqüentemente, em especial nos pacientes com evoluçäo clínica mais grave. Investigaçöes prévias dos mecanismos da hipertensäo associada com a SGB näo avaliaram a etiologia do fenômeno. Com os modernos suportes oferecidos pela terapia intensiva pediátrica, os óbitos para SGB tornaram-se raros. Näo houve mortes no grupo de pacientes estudado.
Biblioteca responsável: BR3.1
Selo DaSilva