Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Depressão pós-parto em puérperas: conhecendo interações entre mãe, filho e família / Depresión posparto en puérperas: conociendo interacciones entre madre, hijo y familia / Postpartum depression in puerperal women: knowing the interactions among mother, son and family

Silva, Francisca Cláudia Sousa da; Araújo, Thiago Moura de; Araújo, Márcio Flávio Moura de; Carvalho, Carolina Maria de Lima; Caetano, Joselany Áfio.
Acta paul. enferm ; 23(3): 411-416, maio-jun. 2010.
Artigo em Inglês, Português | LILACS-Express | ID: lil-554312

OBJETIVO:

Conhecer a interação de puérperas, que apresentam depressão pós-parto, com seus filhos e compreender a percepção de familiares sobre a doença e cuidados maternos prestados por essas puérperas.

MÉTODOS:

Estudo qualitativo de caráter exploratório que teve como sujeitos do estudo quatro puérperas com depressão pós-parto, acompanhadas em um Centro de Atenção Psicossocial do município de Quixadá - CE e quatro familiares. Foram realizadas visitas domiciliárias para a execução de entrevistas em profundidade. Os dados foram analisados conforme a técnica de análise de conteúdo proposta por Morse e Field.

RESULTADOS:

As principais alterações emocionais relatadas foram o choro fácil e nervosismo. As puérperas sentiam-se frustradas e/ou inseguras quanto ao exercício da maternidade. Como agravante foi observado que familiares desconheciam o problema da depressão pós-parto.

CONCLUSÃO:

O cuidado de enfermagem nessa situação deve começar no pré-natal com avaliação da auto-estima, da rede de suporte social e da satisfação das futuras mães.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva