Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção da família que vivencia o cuidado da criança com mielomeningocele: estudo descritivo / Perception of the family that existence the care of child with meningomyelocele: descriptive study

Cipriano, Maria Aneuma Bastos; Lélis, Ana Luiza Paula de Aguiar; Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão; Queiroz, Maria Veraci Oliveira.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-586418
A criança com mielomeningocele (MMC) apresenta necessidades especiais que requerem cuidados familiares contínuos. Objetivou-se compreender a percepção da família acerca da vivência com a criança com MMC. Estudo com abordagem qualitativa realizada com quinze famílias de maio a junho de 2008 por meio de entrevistas semi-estruturadas e observações assistemáticas, registradas em diário de campo. As categorias de análise foram cuidado familiar diário da criança com mielomeningocele; dificuldades no acesso ao tratamento e seguimento da doença e falha na comunicação. Os resultados denotam que as necessidades das crianças/famílias se estendem, principalmente, aos problemas físicos, psicossociais e financeiros. A insatisfação é gerada pelos transtornos no atendimento, acessibilidade e a desinformação da doença. Concluímos que, para minimizar as adversidades provocadas pela doença e promover o acolhimento das famílias, são necessárias intervenção interdisciplinar com apoio institucional; ações educativas na melhoria do cuidado e na qualidade de vida destes pacientes.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Selo DaSilva