Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidado humanístico e percepções de enfermagem diante da dor do recém-nascido / Humanistic care and nursing perceptions facing the pain of newborns / Atención humanística y percepciones de enfermería delante de dolor del recién nacido

Lélis, Ana Luíza Paula de Aguiar; Farias, Leiliane Martins; Cipriano, Maria Aneuma Bastos; Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão; Galvão, Marli Teresinha Gimeniz; Caetano, Joselany Afio.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 15(4): 694-700, out.-dez. 2011.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-609027
Este estudo objetivou apreender o significado do cuidado oferecido pelo enfermeiro ao recém-nascido em procedimentos dolorosos e conhecer as intervenções realizadas pelos enfermeiros para amenizar a dor do recém-nascido. Estudo descritivo, realizado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um hospital público de Fortaleza-CE em julho/2010. Os sujeitos foram dez enfermeiras, e a coleta de dados se realizou através de um questionário. Os dados foram organizados em três categorias O significado de cuidado diante da dor do recém-nascido; a assistência humanizada junto ao recém-nascido; e intervenções de enfermagem diante da dor do recém-nascido. Estes foram analisados à luz da Teoria Humanística de Paterson e Zderad. Constatou-se que o cuidado ao recém-nascido deveria ser direcionado a minimizar os fatores estressores durante a situação dolorosa e que as intervenções citadas foram predominantemente não farmacológicas, envolvendo ações desenvolvidas para a recém-nascido e o ambiente da Unidade.
Biblioteca responsável: BR442.1
Selo DaSilva