Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tempo entre o início dos sintomas e o tratamento de tuberculose pulmonar em um município com elevada incidência da doença / Time from symptom onset to the initiation of treatment of pulmonary tuberculosis in a city with a high incidence of the disease

Maior, Marina de Loureiro; Guerra, Renata Leborato; Cailleaux-Cezar, Michelle; Golub, Jonathan Eric; Conde, Marcus Barreto.
J. bras. pneumol ; 38(2): 202-209, mar.-abr. 2012. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-623400

OBJETIVO:

Estimar o tempo entre o início dos sintomas e o início do tratamento de pacientes com tuberculose pulmonar virgens de tratamento e com resultado positivo na baciloscopia direta do escarro, assim como avaliar as variáveis associadas à demora no diagnóstico e no início do tratamento.

MÉTODOS:

Estudo descritivo exploratório em pacientes virgens de tratamento para tuberculose, com idade > 12 anos e resultado positivo para BAAR no escarro. Entre 2006 e 2008, os 199 pacientes incluídos no estudo foram entrevistados, e seus exames complementares foram revisados no momento da consulta para o início de tratamento para tuberculose em uma unidade básica de saúde no município de Nova Iguaçu (RJ).

RESULTADOS:

As medianas (e seus respectivos intervalos interquartílicos) para o tempo entre o início dos sintomas e o início do tratamento, o tempo até a procura por atendimento médico, o tempo até o diagnóstico e o tempo até o início do tratamento, em semanas, foram, respectivamente, 11 (6-24), 8 (4-20), 2 (1-8) e 1 (1-1).As variáveis gênero, idade, escolaridade, uso prévio de antibióticos, status HIV, local da primeira consulta médica e extensão radiológica da doença não se associaram ao tempo até o diagnóstico ou ao tempo até o início do tratamento. A principal razão para a demora dos pacientes em procurar o serviço de saúde foi sua dificuldade em reconhecer seus sintomas como indicativos de doença.

CONCLUSÕES:

Os tempos até o diagnóstico e até o início do tratamento para tuberculose foram inaceitavelmente longos na amostra estudada.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva