Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Esperança em mulheres portadoras da infecção pelo HIV / Hope in HIV-positive women / Esperanza en mujeres portadoras de infección por HIV

Galvão, Marli Teresinha Gimeniz; Bonfim, Danuta Yelena Goiana; Gir, Elucir; Carvalho, Carolina Maria de Lima; Almeida, Paulo Cesar de; Balsanelli, Alessandra Cristina Sartore.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 46(1): 38-44, fev. 2012. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-625073
Objetivou-se avaliar a esperança na vida de mulheres infectadas pelo HIV mediante uso da Escala de Esperança de Herth (EEH). Participaram 111 mulheres portadoras de HIV atendidas em ambulatório de referência em Fortaleza-CE. De janeiro a maio de 2009, foram conduzidas entrevistas que captaram variáveis biopsicossociais e aplicou-se a EEH. Os dados analisados pelo programa SPSS-8.0 revelaram índice médio de esperança de 34,86, apontando que as mulheres possuem moderada esperança na vida diante da vigência do HIV, cujo item da escala com maior pontuação relacionou-se à fé (3,57). Isto provavelmente decorre do fato de a AIDS não ter cura, ser transmissível e produzir estigma, estando ainda relacionada à ideia de morte iminente. Conclui-se que a medida da esperança entre portadores de HIV, mediante o uso de um instrumento, possibilita avaliar e planejar intervenções, promovendo ajuda e motivação para viverem melhor e manterem a esperança na vida.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva