Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autoevaluación de condiciones de trabajo de enfermería en alta complejidad / Self-evaluation of the work conditions of nursing high complexity situations / Auto-avaliação das condições do trabalho de enfermagem em serviços altamente complexos

García Ubaque, Juan Carlos; Beltrán Lizarazo, Alejandra Husley; Daza López, Magda Liliana.
Av. enferm ; 29(2): 331-341, jul.-dic. 2011. ilus
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), RHS | ID: lil-635418

Objetivo:

A construção de um instrumento de auto-ava-liação das condições de trabalho aplicável ao pessoal de enfermagem em serviços altamente complexos.

Método:

pesquisa descritiva que incluiu conceitos como as condições de trabalho inerentes o presentes no processo de trabalho que tenham uma influência na qualidade de vida, no bem-estar e no desempenho do trabalhador em seus diferentes contextos; os procedimentos de avaliação das condições de trabalho que são utilizados ou mencionados frequentemen-te na literatura específica e os elementos que caracterizam o trabalho de enfermagem, bem como os fatores de risco que o pessoal sofre no setor hospitalar. Utilizando estes elementos como base, foi elaborado um elemento levando em cota três categorias condições intra-laborais, condições extra-laborais e condições individuais.

Resultados:

o instrumento foi composto por cinquen-ta e três perguntas treze estavam relacionadas às condições individuais, vinte e nove às condições intra-laborais e onze às condições extra-laborais. A validação do conteúdo foi realizada pela avaliação de expertos, adiando as medições quantitativas correspondentes para uma fase posterior.

Conclusão:

A aplicação de instrumentos de auto-ava-liação é reconhecida como uma forma de permitir aos trabalhadores avançar nos processos que levem ao melhoramento de suas condições de trabalho. Por isso, é necessário desenvolver estes processos para que o pessoal de enfermagem possa reconhecê-las e, desta forma, impulsionar ações coletivas voltadas para seu correto estudo.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva