Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Implantação de tecnologias de cuidado em unidade de terapia intensiva aos usuários e seus familiares / Implanting technologies of care in the intensive care unit for Patients and their relatives / Implantación de tecnologías de cuidado en unidad de cuidados Intensivos a los usuarios y sus familiares

Zacarias, Caroline Ceolin; Silveira, Rosemary Silva da; Lunardi, Valéria Lerch; Cappellaro, Josiane; Pinto, Emmeline Maia da Silva; Lunardi Filho, Wilson Danilo.
Ciênc. cuid. saúde ; 8(2): 161-168, abr.-jun. 2009.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-644199
A unidade de terapia intensiva (UTI), por ser local de alta complexidade tecnológica, frequentemente provocasentimentos como angústia, insegurança e medo nos familiares de usuários ali internados. Objetivamos com esteestudo analisar a contribuição da implantação de tecnologias de cuidado aos usuários internados na UTI e seusfamiliares durante o seu processo de internação. Para seu alcance, optamos por uma abordagem qualitativa combase na Teoria da Relação Interpessoal proposta por Travelbee, em trabalho desenvolvido junto a familiares deusuários internados na UTI de um hospital universitário. A partir da análise, evidenciamos as seguintescategorias Valorizando as interações na UTI; Preparando os familiares para a visita; e Avaliando as tecnologiasde cuidado. Implementar tecnologias de cuidado a partir de uma proposta de relação pessoa a pessoa constituisena construção de um processo contínuo e crescente de aproximação, diálogo e humanização do ambiente.Daí a dimensão ética do uso de tecnologias de cuidado como a aplicação do saber da Enfermagem, que sejustifica por ir ao encontro do atendimento das necessidades de cuidado de nossos clientes, usuários efamiliares, consistindo em ações menos verticalizadas e em um permanente processo de reflexão, interpretaçãoe construção.
Biblioteca responsável: BR513.1
Selo DaSilva