Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Programa de internação domiciliar interdisciplinaroncológico: metodologia de trabalho / Oncology interdisciplinary home hospitalization program: working methodology / Programa de internación domiciliaria interdisciplinaria oncológico: metodología de trabajo

Arrieira, Isabel Cristina de Oliveira; Thofehrn, Maira Buss; Fripp, Julieta Carriconde; Duval, Patrícia; Valadão, Mateus; Amestoy, Simone Coelho.
Ciênc. cuid. saúde ; 8(supl): 104-109, dez. 2009.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-645309
Este estudo consiste em um relato de experiência vivenciada num programa de internação domiciliar interdisciplinar (PIDI) oncológico que presta cuidados paliativos. A internação domiciliar surge em nosso paíscomo uma alternativa para assistência à saúde de forma individualizada e humanizada, indicada principalmente para usuários portadores de doenças crônicas. No município de Pelotas, Sul do Estado do Rio Grande do Sul,em 2005 foi implantado o Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar Oncológico (PIDI Oncológico) doHospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas e Fundação de Apoio Universitária com o objetivo de prestar assistência no domicílio aos usuários portadores de câncer para complementar o ciclo de cuidado integral, pois ainstituição citada é referência no tratamento desta doença. Este trabalho tem como objetivo relatar a metodologiade trabalho utilizada pela equipe do PIDI Oncológico. Tem-se observado que a metodologia de trabalho da equipe do PIDI Oncológico surge como uma estratégia inovadora de assistência à saúde, pautada em umapercepção diferenciada sobre o processo saúde-doença, que contempla o indivíduo e seus familiares em seu domicílio, espaço em que são contempladas as dimensões sociais e afetivas. Observamos também a satisfaçãodos profissionais que integram a equipe com trabalho interdisciplinar, o qual possibilita a diluição dos problemase, consequentemente, resolutividade coletiva.
Biblioteca responsável: BR513.1
Selo DaSilva