Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Hábitos de saúde bucal de portadores de deficiência visual no contexto da saúde coletiva / Oral health attitudes of visually impaired people in collective health context

Cericato, Graziela Oro; Lamha, Ana Paula Soares Fernandes.
RFO UPF ; 17(2)maio-ago. 2012.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-661279
O termo ?deficiência visual? inclui os casos de cegueira e de baixa visão. Apesar de na odontologia ter ocorrido grandes mudanças técnico-científicas nos últimos anos, esses avanços não têm sido suficientes para resolver os problemas bucais.

Objetivo:

em vista da escassez demateriais especiais voltados a esse público, este trabalho teve como objetivo verificar o conhecimento popular, a percepção e as práticas cotidianas em saúde bucal de portadores de deficiência visual, visando fornecer subsídios para futuras estratégias em educação em saúde bucal nesse grupo populacional.

Métodos:

um questionário pré-testado foi aplicado em 48 deficientes visuais, abordando três áreas temáticas o conhecimento popular, a percepção e as práticas cotidianas em saúdebucal dos deficientes visuais.

Resultados:

verificou-se que 54% dos participantes do estudo eram portadores de cegueira total e 46% de visão subnormal. A idade média dos participantes foi 31,6 anos. Quanto à buscapela saúde bucal, houve uma atribuição acerca do autocuidado. A população estudada possui pouco conhecimento com relação ao flúor e a percepção da placa bacteriana é relatada principalmente pelo mau hálito.

Conclusões:

os resultados apontam para a necessidade de instalação de um programa de educação em saúde bucal na população estudada, para viabilizar o processo de capacitação e motivação desses no sentido deauxiliar para as práticas de promoção de saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva