Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prazer e sofrimento no exercício gerencial do enfermeiro no contexto hospitalar / Pleasure and suffering in nursing management in the hospital context / El placer y el sufrimiento en el ejercicio gerencial del enfermero en el ámbito hospitalario

Santos, José Luís Guedes dos; Prochnow, Adelina Giacomelli; Silva, Dalva Cezar da; Silva, Rosângela Marion da; Leite, Joséte Luzia; Erdmann, Alacoque Lorenzini.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 17(1): 97-103, jan.-mar. 2013.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-665960
Este estudo objetivou analisar os fatores de prazer e sofrimento no exercício gerencial do enfermeiro no contexto hospitalar. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa, que utilizou como técnica de coleta a entrevista semiestruturada. Foi realizada em um hospital universitário, e os dados foram analisados mediante análise temática. Os 19 enfermeiros que participaram do estudo revelaram que a gerência é fonte de prazer quando há crescimento pessoal e profissional, reconhecimento dos colegas e satisfação do paciente; e fonte de sofrimento em função das dificuldades de relacionamento com a equipe de trabalho e da sobrecarga de trabalho. Ressalta-se a necessidade de os enfermeiros gerentes compreenderem a dualidade sofrimento e prazer na busca de um trabalho mais construtivo e realizador, por meio de maior articulação da atividade gerencial, com a experiência de vida, além do respaldo institucional e apoio dos colegas de trabalho.
Biblioteca responsável: BR442.1
Selo DaSilva