Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Alterações tomográficas pulmonares em mulheres não fumantes com DPOC por exposição à fumaça da combustão de lenha / Pulmonary changes on HRCT scans in nonsmoking females with COPD due to wood smoke exposure

Moreira, Maria Auxiliadora Carmo; Barbosa, Maria Alves; Queiroz, Maria Conceição de Castro Antonelli Monteiro de; Teixeira, Kim Ir Sen Santos; Torres, Pedro Paulo Teixeira e Silva; Santana Júnior, Pedro José de; Montadon Júnior, Marcelo Eustáquio; Jardim, José Roberto.
J. bras. pneumol ; 39(2): 155-163, mar.-abr. 2013. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-673306

OBJETIVO:

Identificar e caracterizar alterações na TCAR de tórax em mulheres com DPOC causada por exposiçãoà fumaça da combustão de lenha.

MÉTODOS:

Foram selecionadas 42 pacientes com DPOC relacionada à exposição à fumaça de lenha, não fumantes, e 31 mulheres não fumantes e sem história de exposição à fumaça de lenha ou de doença pulmonar. Empregou-se um questionário para a obtenção de dados demográficos e informações sobre sintomas e exposições ambientais. Todas as participantes realizaram espirometria e TCAR de tórax. Os grupos DPOC e controle foram ajustados por idade, com 23 pacientes cada.

RESULTADOS:

A maioria das pacientes do grupo de estudo apresentava DPOC de leve a moderado (83,3%). Os achados de TCAR mais frequentes no grupo DPOC foram espessamento das paredes brônquicas, bronquiectasias, perfusão em mosaico, bandas parenquimatosas, padrão de árvore em brotamento e atelectasias laminares (p < 0,001 para todos na comparação com o grupo controle). As alterações, em geral, foram leves e de pequena extensão. Houve uma associação positiva entre espessamento das paredes brônquicas e duração da exposição à fumaça de lenha em horas-ano. O achado de enfisema centrolobular foi infrequente e não diferiu entre os grupos (p = 0,232).

CONCLUSÕES:

A exposição à fumaça de lenha provoca alterações predominantemente brônquicas, que podem ser detectadas por TCAR, mesmo nos casos de DPOC leve.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva