Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atuação do enfermeiro em oncologia na perspectiva da genética e genômica / Oncology nursing practice from the perspective of genetics and genomics / Práctica de lo enfermero en oncología en la perspectiva de la genética y genómica

Flória-Santos, Milena; Santos, Erika Maria Monteiro; Nascimento, Lucila Castanheira; Pereira-da-Silva, Gabriela; Ferreira, Beatriz Rossetti; Miranda, Diego Oliveira; Lopes-Júnior, Luis Carlos; Pinto, Patrícia da Silva.
Texto & contexto enferm ; 22(2): 526-533, abr.-jun. 2013. tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: lil-678479
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a atuação do enfermeiro em oncologia, sob a perspectiva da genética e da genômica, e sobre seu papel como membro integrante da equipe multiprofissional e interdisciplinar de aconselhamento genético oncológico. Trata-se de uma reflexão, fruto de leitura minuciosa da literatura da área, acrescida da experiência dos autores e discussões em grupo de pesquisa. No transcorrer desse trabalho, foi possível constatar que o enfermeiro precisa considerar o cuidado de saúde baseado em genômica e apropriar-se de competências essenciais. Essas competências abrangem a habilidade de mobilizar recursos genômicos na coleta da história familiar e nas orientações sobre testes genéticos a famílias em risco para síndromes neoplásicas hereditárias. O profissional de enfermagem pode atuar como referência para os demais membros da equipe de saúde, com potencial para integrar seus conhecimentos no cuidado, no ensino e em pesquisas em oncologia, sob a ótica da genética e da genômica.
Biblioteca responsável: BR17.1
Selo DaSilva