Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Feminine identity: the representation of the uterus for women undergoing hysterectomy / Identidade feminina: a representação do útero para as mulheres submetidas à histerectomia / Identidad femenina: la representación del útero para mujeres sometidas a histerectomía

Martins, Caroline Lemos; Pinto, Bruna Knob; Soares, Marilu Correa; Muniz, Rosani Manfrin; Pickersgill, Mirela Farias; Antoniolli, Liliana.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 5(4): 574-582, out.-dez. 2013.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-691061

Objetivo:

Identificar a representação do útero para as mulheres submetidas à histerectomia e a vivência da sexualidade neste período.

Método:

Pesquisa qualitativa realizada no mês de outubro de 2008 em um hospital de ensino no sul do Brasil, com cinco mulheres histerectomizadas. Utilizou-se como instrumento a entrevista semiestruturada. Para análise dos dados empregou-se a análise de conteúdo temática.

Resultados:

Para as mulheres o útero foi identificado como um órgão sem utilidade, pois já havia desempenhado seu papel reprodutivo e sua retirada pareceu não interferir na maneira como elas encaram a sua sexualidade e feminilidade.

Conclusões:

Proporcionar informação às mulheres que se submetem a histerectomia pode auxiliar no entendimento de que este procedimento não interfere na identidade feminina.
Biblioteca responsável: BR1208.1
Selo DaSilva