Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vulvovaginite em crianças e adolescentes: relevância do diagnóstico clínico / Vulvovaginitis in children and teens: relevance of clinical diagnosis

Nacif, Vera Maria Fidalgo; Figueiredo Júnior, Israel; Bravo, Renato de Souza; Herdy, Gesmar Volga Haddad.
DST j. bras. doenças sex. transm ; 25(2): 99-102, 2013. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-712089
Corrimento vaginal é a queixa mais frequente em Ginecologia, em toda e qualquer idade. A atenção em ginecologia infanto puberal apresenta características específicas que a diferenciam do atendimento ginecológico a mulheres de outras faixas etárias. A busca pelo médico, nas crianças e adolescentes, em geral é acompanhada de preocupação de pais e responsáveis.

Objetivo:

Avaliar a relevância do diagnóstico clínico frente a queixas sugestivas de vulvovaginite em crianças e adolescentes. Identificar sintomas, diagnósticos, terapêuticas e desfechos em crianças e adolescentes atendidas em um hospital universitário.

Métodos:

Estudo retrospectivo de análise de prontuários de crianças e adolescentes até 15 anos de idade, atendidas no Ambulatório de Ginecologia Infanto Puberal do HUAP de 01/01/2002 a 31/12/2012. Foram estudadas as seguintes variáveis município de origem das pacientes, forma como foram encaminhadas, idade, status com ou sem menarca, queixas, tempo das queixas, presença de comorbidades, diagnóstico, tratamentos efetuados e desfecho. Foi utilizado teste não paramétrico para verificação das hipóteses estabelecidas para as variáveis contínuas.

Resultados:

Do universo de 203 pacientes incluídas no estudo, 46 apresentavam cuidados de higiene deficientes; 76, hábitos de vestuário inadequado; 67, ambos; 11 pacientes tiveram o diagnóstico de candidíase; 1 era portadora de coalescência de pequenos lábios e apenas 2 apresentavam, de fato, vulvovaginite.

Conclusão:

É alta a relevância do adequado diagnóstico, frente a queixas sugestivas de vulvovaginite, já que a quase totalidade do grupo em estudo não apresentou qualquer tipo de doença.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva