Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Os atos representacionais do falo no cotidiano do homem penectomizado: a amputação, religiosidade e a família / Los actos representacionales de la habla en la vida diaria del hombre penectomizado: la amputación, la religiosidad y la familia / The acts of representational speak in day today man’spenectomized: amputation,religiosity and family

Araujo, Jeferson Santos; Xavier, Érika de Cássia Lima; Conceição, Vander Monteiro da; Silva, Silvio Eder Dias da; Rodrigues, Ivaneide Leal Ataide; Vasconcelos, Esleane Vilela.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 6(2): 462-473, abr.-jun. 2014.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-712319

Objetivo:

Identificar e analisar as representações sociais de pacientes após penectomia radical devido ao câncer de pênis e suas implicações para a saúde.

Método:

Estudo qualitativo que utiliza o método descritivo na modalidade estudo de casos e aporte teórico das representações sociais. Participaram do estudo 30 pacientes, os quais foram acompanhados entre os meses de maio a outubro de 2011. A analise dos achados ocorreu através da técnica de analise do discurso.

Resultados:

os principais achados do estudo foram a discussão sobre a amputação, a religiosidade e a família frente ao enfrentamento do câncer.

Conclusão:

Evidenciou-se que o câncer de pênis é uma doença temida entre os homens, detentora de uma representação biológica e simbólica que controla o individuo e seu meio onde vive.
Biblioteca responsável: BR1208.1
Selo DaSilva