Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Liderança do enfermeiro responsável técnico: um fazer necessário para o exercício profissional / Liderazgo del enfermero responsable tecnico: un quehacer necessáro para la práctica profesional / Leadership of the nurse technically responsible: a necessity for the professional practice

Almeida, Éder de; Piexak, Diéssica Roggia; Marchiori, Mara Regina Caino Teixeira; Backes, Dirce Stein; Ilha, Silomar.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 6(3): 998-1006, jul.-set. 2014.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-719745

Objetivo:

conhecer como o enfermeiro responsável técnico exerce a função de liderança da equipe de enfermagem.

Método:

trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa, realizada com seis enfermeiros responsáveis técnicos que atuam na Associação Franciscana de Assistência à Saúde da região central do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, com questões abertas, entre os meses de março e maio de 2012. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo.

Resultados:

evidenciaram quatro categorias Conciliar interesses e diferenças; Acreditar nas pessoas; Interação profissional dialógica e a Complexidade do ser humano.

Conclusão:

apesar da dificuldade em saber definir o conceito de liderança, os participantes demonstram que para ser líder não basta o conhecimento técnico-científico, mas a capacidade de lidar com a complexidade do ser humano, reconhecendo sua singularidade e multidimensionalidade.
Biblioteca responsável: BR1208.1
Selo DaSilva