Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reabilitação e retorno ao trabalho após queimaduras ocupacionais / Rehabilitación y retorno al trabajo después de quemaduras ocupacionales / Rehabilitation and return to work after occupational burns

Schiavon, Virgínia da Cunha; Martins, Caroline Lemos; Antoniolli, Liliana; Bartel, Tainã Eslabão; Saboia-Sturbelle, Cristina; Cardozo-Gonzales, Roxana Isabel.
Rev. enferm. Cent.-Oeste Min ; 4(1): 929-939, jan.-abr.2014.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-733752
Objetivou-se conhecer os aspectos que favorecem ou dificultam a reabilitação e o retorno ao trabalho de indivíduos que sofreram acidente laboral por queimaduras. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, exploratório e descritivo com dois adultos internados em um Centro de Referência em Assistência a Queimados do Sul do Brasil. A coleta dos dados foi realizada em outubro de 2012, por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados conforme análise de conteúdo, e elencou-se duas categorias a) queimadura obstáculos para o retorno à vida laboral e, b) a vida após a queimadura retomando processos interrompidos. Os participantes após as queimaduras passaram por mudanças físicas, estéticas e emocionais, e estas podem ter impactado negativo no retorno ao trabalho e na rotina de vida. O apoio de familiares e amigos, motivação, vontade de vencer e desejo de voltar ao trabalho foram apontados como aspectos facilitadores para o retorno ao trabalho após acidente por queimadura. Concluiu-se que é importante que os profissionais de enfermagem invistam em ações que contribuam na reabilitação física, estética e emocional dos trabalhadores que sofreram queimaduras ocupacionais.
Biblioteca responsável: BR1259.1
Selo DaSilva