Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalence of oral lesions in elderly patients on oral cancer prevention campaigns in Paraná state Brazil 1989-2013 / Prevalência de lesões orais em pacientes idosos atendidos em campanhas de prevenção de câncer bucal no estado do Paraná, Brasil entre 1989 - 2013

Sassi, Laurindo Moacir; Patussi, Cleverson; Ramos, Gyl Henrique A; Bixofis, Regiane Benez; Schussel, Juliana Lucena; Guebur, Maria Isabela.
Braz. dent. sci ; 17(3): 26-30, 2014. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: lil-743039

Objetivo:

a população mundial atualmente sofre com um rápido processo de envelhecimento. Apesar de uma maior permanência dos dentes naturais e da redução de doenças bucais causadas pela melhoria das condições de vida e da prestação de cuidados de saúde, a prevalência de doenças bucais em idosos ainda é considerado significativa. Portanto, o objetivo deste estudo é avaliar o perfil epidemiológico dos pacientes idosos (acima de 60 anos) que foram atendidos em 25 anos de campanhas de prevenção do câncer de boca no estado do Paraná, Brasil, entre 1989 e 2013. Material e

Métodos:

Os pacientes foram selecionados voluntariamente e avaliados durante 25 anos de prevenção de câncer bucal pela equipe participante, os quais foram avaliados de forma metódica com a inspeção de todas as áreas intra-orais.

Resultados:

um total de 22.909 pacientes foram atendidos durante os 25 anos de projetos. Destes, 6.134 tinham mais de 60 anos, com presença de 1.523 pacientes com lesões orais durante o exame e 4.611 pacientes sem alterações orais durante a avaliação do dentista. As lesões encontradas tinham origem traumática, inflamatórias e outras.

Conclusão:

é evidente a necessidade de atendimento especializado e da busca ativa desses pacientes, uma vez que é um consenso na literatura de que o melhor tratamento de lesões orais é o diagnóstico precoce. Também é necessário o desenvolvimento de estudos epidemiológicos da população idosa, que são escassos e difíceis de elaboração assim como a realização de planos de ação eficazes para atender às demandas específicas desta faixa etária.
Biblioteca responsável: BR243.1
Selo DaSilva