Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Associação entre o nível de atividade física e os estados de humor entre pacientes com câncer de mama tratadas com intuito de cura / The association between the level of physical activity and mood states in patients with breast cancer treated with curative intent

Evangelista, Alexandre Lopes; Santos, Erika Maria Monteiro; Lopes, Charles Ricardo.
RBM rev. bras. med ; 72(3)mar. 2015.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-743635

Objetivo:

Analisar a associação entre o nível de atividade física e os estados de humor entre pacientes com câncer de mama tratadas com intuito de cura.

Metodologia:

Foram entrevistadas 354 mulheres que cumpriram os critérios de inclusão e exclusão e assinaram o termo de consentimento livre esclarecido. Para análise dos estados de humor foi utilizado o Profile Of Mood States - POMS. Para mensuração do nível de atividade física utilizou-se o Baecke. A caracterização da amostra se baseou na estatística descritiva (média, desvio padrão, mediana e porcentagem).O nível de atividade física, segundo o escore do Baecke, foi categorizado em tercis e foi considerado como a variável independente. Foi realizado o teste de médias com as escalas POMS. Para a associação entre o nível de atividade física através do escore Baecke e das escalas do POMS, foi realizado o teste t e ANOVA para teste de médias. Para todos os testes foi estabelecido um erro a = 5%, ou seja, os resultados foram considerados estatisticamente significativos quando p < 0,05.

Resultados:

Quando se comparou a média na pontuação do POMS de acordo com a atividade física do Baecke dividido em tercis, verificou-se associação entre a atividade física com Vigor (p<0,001) e a Fadiga (p=0,019).

Conclusão:

Conclui-se que a atividade física é um fator relacionado com a melhora nos estados de humor nas mulheres com câncer de mama tratadas com intenção curativa.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva