Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Characteristics of antenatal care for adolescents from state capitals in Southern and Northeastern Brazil / Características del prenatal de adolescentes en capitales de las regiones Sur y Nordeste de Brasil / Características do pré-natal de adolescentes em capitais das regiões Sul e Nordeste do Brasil

Fernandes, Rita Fernanda Monteiro; Meincke, Sonia Maria Könzgen; Thumé, Elaine; Soares, Marilu Correa; Collet, Neusa; Carraro, Telma Elisa.
Texto & contexto enferm ; 24(1): 80-86, Jan-Mar/2015. tab
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: lil-744790
Estudo quantitativo descritivo, que objetivou descrever alguns aspectos da atenção pré-natal de adolescentes em hospitais de ensino da Região Sul e Nordeste do Brasil, com base nos critérios de qualidade do Programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento. É um recorte da pesquisa "Redes sociais de apoio à paternidade na adolescência". A coleta dos dados ocorreu de dezembro de 2008 a dezembro de 2009. A amostra constitui-se de 559 puérperas adolescentes. Os resultados evidenciaram que 98% das pesquisadas realizaram pré-natal, 67,2% frequentaram seis ou mais consultas e 62,5% iniciaram no 1º trimestre gestacional. Quanto aos exames de rotina, nem todos foram realizados e 41,8% negaram ter recebido informações sobre o trabalho de parto e parto durante as consultas pré-natais. Conclui-se neste estudo que a maioria das adolescentes realizou pré-natal conforme os critérios preconizados pelo Programa, porém, há necessidade de ações educativas e orientações durante as consultas.
Biblioteca responsável: BR17.1
Selo DaSilva