Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Compreensão dos enfermeiros sobre o exercício da liderança no ambiente hospitalar / Nurses' understanding of the exercising of leadership in the hospital environment / Comprensión de los enfermeros sobre el ejercicio del liderazgo en el ambiente hospitalar

Amestoy, Simone Coelho; Backes, Vânia Marli Schubert; Trindade, Letícia de Lima; Ávila, Veridiana Corrêa; Oliveira, Anelise Freitas Lins de; Silva, Camila Neves da.
Cogitare enferm ; 19(3): 475-482, jul.-set. 2014.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-748034
Objetivou-se conhecer a compreensão dos enfermeiros sobre liderança, bem como as estratégias utilizadas que facilitam seu exercício no ambiente hospitalar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva, na qual foi usado o estudo de caso como estratégia de investigação. Participaram 25 enfermeiros que trabalham em hospitais de Florianópolis-SC-Brasil. As informações foram obtidas de maio a dezembro de 2010, por meio de entrevistas semiestruturada e oficinas dialógicas, e analisadas por meio da Análise Temática, emergindo dois temas Compreensão dos enfermeiros sobre liderança e Estratégias que facilitam o exercício da liderança. Os resultados sinalizam que a liderança é uma habilidade relacional que contribui para o gerenciamento do cuidado, da equipe e do ambiente hospitalar, sendo potencializada pelo diálogo enquanto principal estratégia que facilita e fortalece o exercício da liderança do enfermeiro.
Biblioteca responsável: BR21.1
Selo DaSilva