Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mental health care technologies for treating crack users / Tecnologías de cuidado en salud mental para la atención al usuario de crack / Tecnologias de cuidado em saúde mental para o atendimento ao usuário de crack

Nasi, Cintia; Oliveira, Gustavo Costa de; Lacchini, Annie Jeanninne Bisso; Schneider, Jacó Fernando; Pinho, Leandro Barbosa de.
Rev. gaúch. enferm ; 36(1): 92-97, Jan-Mar/2015.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-749002
Objetivou-se identificar tecnologias de cuidado em saúde mental para o atendimento ao usuário de crack em um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPSad). Estudo qualitativo, avaliativo, do tipo estudo de caso, desenvolvido em um CAPSad, utilizando-se a Avaliação de Quarta Geração. A coleta de dados ocorreu de janeiro a março de 2013, por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas, aplicadas a 36 sujeitos, sendo eles profissionais de saúde, usuários, familiares e gestores. A análise identificou a categoria estratégias no trabalho em saúde mental. Os resultados evidenciaram que se devem propiciar espaços de valorização do diálogo, com intuito de elucidar o processo de internação psiquiátrica ao usuário e à família, bem como envolvê-la na terapêutica, implementando práticas educativas e reflexão permanente das ações em saúde mental. Conclui-se que é importante problematizar as tecnologias de cuidado no cotidiano dos serviços, face à complexidade do fenômeno do uso de crack.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva