Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conocimientos, actitudes y prácticas clave en gestantes con hijos menores de 5 años de la ciudad de Cúcuta, 2012 / Knowledge, attitudes and key practices in pregnant women with children under 5 years of Cúcuta, 2012

Parada Rico, Doris Amparo; Méndez Rincón, Leidy Karime; Flórez Vargas, Ana Milena.
Av. enferm ; 33(1): 67-74, ene.-jun. 2015. graf
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), COLNAL | ID: lil-751148

Objetivo:

Identificar os conhecimentos, atitudes e práticas de cuidados durante a gravidez e pós-parto em mulheres grávidas com crianças menores de cinco anos, em Cúcuta, em 2012.

Metodologia:

Estudo transversal, quantitativo, descritivo. A pesquisa utilizou um questionário que foi adotado de Práticas Chave projetadas pela Gestão Integrada da Organização Pan-Americana da Saúde prevalente de Doenças Prevalentes na Infância (AIEPI) e modificados para a região Nortesantandereana pelo Instituto de Saúde Departamental. O instrumento foi validado por meio de testes estatísticos como Alpha de Cronbach, a correlação de correção par-ímpar e R com a equação Spearman-Brown, permitindo uma análise mais universal e identificação de sua validade e confiabilidade. A amostra do estudo foi de 301 participantes que assistiram ao programa de cuidados pré-natais em três unidades básicas do município.

Resultados:

Em relação às características sociodemográficas, a maioria dos usuários que começaram a ser sexualmente ativos em uma idade precoce eram mães solteiras, de baixa renda, baixa escolaridade e ainda moravam com suas famílias nucleares em condições precárias. Quanto ao conhecimento de categorias, atitudes e práticas descobriram que, a maioria das mulheres grávidas possuía conhecimento adequado para seu cuidado nesta fase. No entanto, foram discordantes com as atitudes que assumiram e práticas aplicadas, uma vez que parecia influenciada pela cultura, costumes e crenças de familiares e amigos, o que pode ser prejudicial e causar sérias consequências físicas, emocionais e financeiras para ela, o feto ou recém-nascido e família.
Biblioteca responsável: CO136.1
Selo DaSilva