Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uso de matriz de regeneração dérmica em pacientes vítimas de queimaduras em hospital infantil de referência de Santa Catarina: nove anos de experiência / The use of dermal regenerate templates in burned patients in a reference children’s hospital of Santa Catarina: nine years of experience

Maes, Natália Bessa; Manara, Luiza Maes; Feijo, Rodrigo; Araujo, Edevard José de; Souza, José Antonio de; Pereima, Maurício José Lopes.
Rev. bras. queimaduras ; 11(1): 6-14, jan.-mar. 2012. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-752206

Objetivo:

Análise da utilização da matriz de regeneração dérmica (MRD) no tratamento de queimaduras em fase aguda e sequelas, em crianças atendidas no serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), e avaliação dos resultados estéticos e funcionais com a Escala Cicatricial de Vancouver (ECV).

Método:

Foram analisados todos os prontuários de crianças submetidas ao implante de MRD, no período de janeiro de 2002 a dezembro de 2010, totalizando 76 casos. No pós-operatório mínimo de um ano, os pacientes retornaram ao ambulatório de queimados do HIJG para avaliação dos resultados funcionais e estéticos.

Resultados:

A idade escolar (39,47%) e o sexo masculino (57,89%) predominaram. O álcool foi o agente agressor mais frequente (31,58%). A média da superfície corpórea queimada foi de 32,31%, prevalecendo queimaduras de espessura total (67,11%). As complicações iniciais mais comuns após o implante da MRD foram hematomas (23,68%) e infecções (15,16%), com média de pega da matriz de 91,56%. Dentre as complicações mais frequentes após o autoenxerto epidérmico, destacam-se infecções (10,67%), epidermólise e deslocamento (ambos com 8%). O enxerto dérmico alcançou a média de pega de 87,61%.

Conclusões:

Os resultados obtidos foram excelentes em 45,07% dos pacientes, com escore médio da ECV de 2 pontos, o que assegura a eficácia da MRD no tratamento de queimados.
Biblioteca responsável: BR30.1
Selo DaSilva