Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Visibilidade das cicatrizes de queimaduras percebida pelos pacientes durante o primeiro ano de reabilitação / Visibility of burns scars in patients’ perceptions during the first year of rehabilitation

Echevarría-Guanilo, Maria Elena; Martins, Caroline Lemos; Cantarelli, Karen Jeanne; Gonçalves, Natália; Rossi, Lídia Aparecida.
Rev. bras. queimaduras ; 11(3): 120-124, jan.-mar. 2012. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-752736

Objetivo:

Analisar a percepção da visibilidade das cicatrizes de pacientes em processo de reabilitação de queimaduras, em relação ao sexo, superfície corporal queimada (SCQ), regiões do corpo acometidas e mudanças no hábito de se vestir.

Método:

Estudo descritivo e transversal, com pacientes em acompanhamento ambulatorial na Unidade de Queimados do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, realizado no período de junho de 2004 a junho de 2008.

Resultados:

Foram entrevistados 71 pacientes, sendo 76,1% do sexo masculino, com idade média de 35,6 anos. O local de maior ocorrência dos acidentes foi o domicílio (56,3%) e o principal agente etiológico foi o álcool/produtos inflamáveis (64,8%). A média de SCQ foi 17,3 ± 12,5%. Entre o 4º, 6º, 9º e 12º mês após alta hospitalar, os entrevistados que referiram suas cicatrizes como visíveis apresentaram resultados significativos para as mudanças no hábito de se vestir (p<0,00), queimaduras nos membros superiores (p<0,00), queimaduras na cabeça/face (p<0,03) e SCQ maior que 20% (p<0,03).

Conclusões:

A SCQ, queimaduras em regiões do corpo mais expostas e mudanças no hábito de se vestir sugerem associação com a percepção das cicatrizes como visíveis por parte dos indivíduos que sofreram queimaduras.
Biblioteca responsável: BR30.1
Selo DaSilva