Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevenção de queimaduras em ambiente escolar: relato de experiência / Prevention of burns at school environment: report of experience

Cantarelli, Karen Jeanne; Martins, Caroline Lemos; Antoniolli, Liliana; Schiavon, Virgínia da Cunha; Moraes, Lisiane Pinto; Pai, Daiane Dal; Echevarría-Guanilo, Maria Elena.
Rev. bras. queimaduras ; 12(3): 165-168, jul.-set. 2013. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-752799

Objetivo:

Relatar ações extensionistas de prevenção de queimaduras desenvolvidas pelo Grupo de Extensão e Pesquisa em Queimaduras (GEPQ) em ambiente escolar.

Método:

Foram abordadas crianças de cinco escolas de ensino infantil e fundamental das cidades de Pelotas e Rio Grande, RS, no período de maio de 2011 a junho de2012. As atividades incluíram rodada de conversa, atividade lúdica e entrega de panfletos informativos.

Resultados:

Quatrocentas crianças participaram das atividades. Os episódios de acidentes relatados pelas crianças conferem com os descritos na literatura. Por meio de atividades lúdicas, pinturas e montagem de frases, as crianças identificaram situações perigosas e seguras para a ocorrência de queimaduras. Os estudantes receberam um panfleto, elaborado pelo GEPQ, sobre prevenção e primeiros socorros de queimaduras.

Conclusão:

Espera-se, com estas atividades, estimular o compartilhamento de conhecimentos sobre formas de prevenção e situações de risco para queimaduras entre as crianças, família e amigos.
Biblioteca responsável: BR30.1
Selo DaSilva