Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracterização dos atendimentos por queimaduras em um serviço de pronto-socorro / Burn profile at the emergency room

Cantarelli-Kantorski, Karen Jeanne; Martins, Caroline Lemos; Andolhe, Cândida; Brum, Alberto Luiz de; Dal Pai, Daiane; Echevarría-Guanillo, Maria Elena.
Rev. bras. queimaduras ; 13(1): 38-43, jan-mar. 2014. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-753467

Objetivo:

Caracterizar os atendimentos por queimaduras, em um Pronto-Socorro do Sul do Brasil.

Método:

Estudo quantitativo, descritivo e retrospectivo. A amostra foi constituída por 335 fichas de atendimentos realizados no período entre fevereiro de 2010 e janeiro de 2011. Variáveis sociodemográficas, características das queimaduras e condutas adotadas pelos profissionais foram analisadas por meio da estatística descritiva.

Resultados:

Houve predomínio de pacientes do sexo masculino (n=191) e adultos jovens (15-45 anos; n=181). Os líquidos superaquecidos foram os principais agentes causadores de lesões térmicas (n=91). A realização de curativos, aliada à prescrição de medicamentos (n=187), foi a conduta profissional mais prevalente. Constatou-se que a maioria das fichas não apresentava registros sobre encaminhamentos (n=291), profundidade (n=238) e extensão das queimaduras (n=335), regiões do corpo atingidas (n=211) e ambiente de ocorrência (n=381).

Conclusões:

A precariedade dos registros é um achado que deve ser valorizado pelos profissionais dos serviços no atendimento a pacientes com queimaduras.
Biblioteca responsável: BR30.1
Selo DaSilva