Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ocupações com maior risco para acidente com queimaduras / Occupations with increased risk for accident with burns

Santos, Evelyn Andrade dos; Braga, Diego Duro; Fuculo Junior, Paulo Roberto Boeira; Oliveira, Thais Damasceno; Bazzan, Jessica Stragliotto; Echevarría-Guanilo, Maria Elena.
Rev. bras. queimaduras ; 13(4): 260-264, out-dez. 2014. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-754568

Objetivo:

Identificar, na literatura científica, as ocupações mais envolvidas com acidentes de trabalho por queimaduras.

Método:

Foram consultadas as bases de dados LILACS e PUBMED e incluídos artigos publicados nos últimos dez anos, nos idiomas português, inglês e espanhol; realizados com seres humanos, sendo estes maiores de 19 anos e que na descrição da amostra fizessem menção aos casos que envolviam acidentes de trabalho com queimaduras. Identificaram-se 160 títulos e resumos. Após a aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados 36 para análises na íntegra.

Resultados:

Nos estudos analisados, o número de vítimas por acidentes laborais variou de um até 872. O sexo predominante foi o masculino, com idade entre 20 e 39 anos, e as ocupações mais identificadas foram têxtil, eletricistas, soldadores, mecânicos, cozinheiros, garçons, encanadores.

Conclusões:

Os acidentes de trabalho envolvendo queimaduras ocorreram em ambientes distintos, tanto nos considerados saudáveis/seguros quanto nos ambientes não saudáveis/inseguros ou de risco inerente à atividade e/ou função desempenhada, sendo estas as ocupações que apresentaram maior risco de acidente de queimaduras têxtil, eletricistas, soldadores, mecânicos, cozinheiros, garçons, encanadores. Nas atividades cotidianas, destaca-se a importância da educação permanente para os trabalhadores, sendo um importante meio para a redução de acidentes ocupacionais por queimaduras.
Biblioteca responsável: BR30.1
Selo DaSilva