Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pain evaluation in newborns using the Neonatal Facial Activity Coding scale during blood gases analysis / Avaliação da dor do recém-nascido através da escala Codificação da Atividade Facial Neonatal durante o exame de gasometria arterial

Pinheiro, Isis de Oliveira; Lima, Francisca Elisângela Teixeira; Magalhães, Fernanda Jorge; Farias, Leiliane Martins; Sherlock, Maria do Socorro Mendonça.
Rev. dor ; 16(3): 176-180, July-Sept. 2015. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-758133
RESUMOJUSTIFICATIVA E

OBJETIVOS:

Avaliar as respostas de dor dos recém-nascidos, submetidos à gasometria arterial, por meio da escala de Codificação da Atividade Facial Neonatal, assim como comparar os parâmetros fisiológicos do recém-nascido, antes e durante a punção arterial.

MÉTODOS:

Estudo exploratório, descritivo e transversal, que avaliou 26 recém-nascidos em gasometria arterial, internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Os dados foram coletados em abril e maio de 2010, a partir de um formulário de identificação para os recém-nascidos e as alterações fisiológicas apresentadas antes e durante o procedimento.

RESULTADOS:

Constatou-se presença de manifestações faciais de dor nos recém-nascidos (100%), alteração na frequência cardíaca (50%) e redução da saturação de oxigênio (34,7%).

CONCLUSÃO:

Quando comparados os parâmetros fisiológicos do recém-nascido, antes e durante a punção arterial, constatou-se que houve presença de manifestações faciais de dor em todos os recém-nascidos e alterações fisiológicas como diminuição dos níveis de saturação de oxigênio e aumento da frequência cardíaca, de acordo com a escala Codificação da Atividade Facial Neonatal, demonstrando que, apesar de não verbalizar, conseguem demonstrar alterações que expressam a dor sentida no momento da realização da punção arterial. A aplicação dessa escala foi importante, especialmente para favorecer a sensibilização e um cuidar de enfermagem holística ao recém-nascido com dor.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva