Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações sociais de professores sobre diversidade sexual em uma escola paraense / Teachers' social representations on sexual diversity in a school paraense / Representaciones sociales de profesores sobre diversidad sexual en una escuela paraense

Neves, André Luiz Machado das; Sadala, Klaudia Yared; Silva, Iolete Ribeiro da; Teixeira, Elizabeth; Ferreira, Darlisom Sousa; Silva, Fabiane Aguiar.
Psicol. esc. educ ; 19(2): 261-270, maio-ago. 2015. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-761084
A pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as representações sociais de professores sobre diversidade sexual considerando-se a Teoria do Núcleo Central. A coleta de dados foi pela Técnica de Associação Livre de Palavras, da qual participaram 50 professores de uma escola pública. Os dados foram analisados a partir do quadro de quatro casas construídos pelo software EVOC2003 centrais, intermediários, contrastes e periféricos. As análises apontaram que os sujeitos apresentam uma estrutura representacional que contempla a Diversidade Sexual determinada pelas cognições Respeito e Liberdade, que são os elementos centrais. Os intermediários foram "Homossexualismo", "Opção Sexual" e Preconceito. Os de contrastes foram Aceitação, Direitos Humanos, Família e Igualdade e os periféricos foram Bissexual, Diferente, Heterossexual, Tipos de Atos Sexuais e Transexual. Os dados indicam que há dois grupos de professores em condições diferentes, os que já são mais tolerantes quanto à diversidade sexual e os que ainda não chegaram a essa condição.
Biblioteca responsável: BR27.1
Selo DaSilva