Effect of a rehabilitation program using virtual reality for balance and functionality of chronic stroke patients / Efeito de um programa de reabilitação utilizando realidade virtual para o equilíbrio e funcionalidade de pacientes com AVC crônico / Efecto de un programa de rehabilitación utilizando la realidad virtual para el equilibrio y la funcionalidad de los pacientes con accidente cerebrovascular crónico
Silva, Wagner Henrique Souza; Lopes, Gleyson Luiz Bezerra; Yano, Kim Mansur; Tavares, Nathália Stephany Araújo; Rego, Isabelle Ananda Oliveira; Cavalcanti, Fabrícia Azevedo da Costa.
Motriz rev. educ. fís. (Impr.)
; 21(3): 237-243, July-Sept. 2015. tab
Artigo
em Inglês
| LILACS | ID: lil-761650
This study aimed to investigate the effect of a rehabilitation program using virtual reality (VR) in addition to conventional therapy for improvement of balance (BERG scale) and functional independence (FIM scale) in chronic stroke patients. Ten individuals, mean age of 51.4 (± 6.7 years), participated of eight 60-minute sessions comprising kinesiotherapy (15min), Nintendo Wii (30min) and Learning transfer (15min) exercises. After training, nonparametric statistical analysis showed significant improvement in total FIM (p= .01) and BERG scores (p= .00), and in some of their subitems FIM - dressing lower body (p= .01), transfer to bathtub/shower (p= .02) and locomotion stairs (p= .03); BERG - reaching forward with outstretched arm (p= .01), retrieving object from the floor (p= .04), turning 360º (p= .01), placing alternate foot on step (p≤ .01), standing with one foot in front (p= .01), and one leg stand (p= .03). These findings suggest a positive influence of virtual reality exercises adjunct to conventional therapy on rehabilitation of balance and functionality post stroke, and indicate the feasibility of the proposed VR-based rehabilitation program.
Este estudo objetivou investigar o efeito de um programa de reabilitação utilizando adição de Realidade Virtual (RV) à terapia convencional para melhora do equilíbrio (Escala de BERG) e independência funcional (escala MIF) de pacientes com AVC crônico. Dez indivíduos, idade média de 51,4 (± 6,7 anos), participaram de oito sessões de 60 minutos incluindo exercícios de cinesioterapia (15min), Nintendo Wii (30min) e transferência de aprendizagem (15min). Após o treinamento, análise estatística não paramétrica mostrou evolução significativa nos scores totais das escalas MIF (p= 0,01) e BERG (p= 0,00), e em alguns de seus subitens MIF - vestir membros inferiores (p= 0,01), transferência para o chuveiro (p= 0,02) e locomoção escadas (p= 0,03); BERG - alcance de braço (p= 0,01), coletar objeto no chão (p= 0,04), girar 360º (p= 0,01), pé degrau alternado (p ≤ 0,01), pé à frente (p= 0,01), e apoio unipodal (p= 0,03). Estes achados sugerem uma influência positiva de exercícios com realidade virtual adjuntos à terapia convencional na reabilitação do equilíbrio e funcionalidade pós AVC, e indicam a viabilidade do programa de reabilitação baseado em RV conforme proposto.
El objetivo de este estudio fue investigar el efecto de un programa de rehabilitación combinado de Realidad Virtual (RV) con terapia convencional en pacientes con accidente cerebrovascular crónico para la mejora del equilibrio (escala de BERG) y la independencia funcional (escala MIF). 10 sujetos, con una edad media de 51,4 (± 6,7 años), participaron en ocho sesiones rehabilitación de 60 minutos. Las sesiones incluyeron ejercicios de kinesioterapia (15min), Nintendo Wii (30min) y transferencia del aprendizaje (15min). Tras el entrenamiento, el análisis estadístico con test no paramétricos confirma una evolución significativa en las puntuaciones totales en las escalas MIF (p= 0,01) y BERG (p= 0,00) y en alguno apartados de las escalas MIF - vestido de los miembros inferiores (p= 0,01), uso de la ducha (p= 0,02) y locomoción escaleras (p= 0,03); BERG - alcance del brazo (p= 0,01), recuperar un objeto del suelo (p= 0,04), girar 360º (p= 0,01), pies en escalones alternos (p≤ 0,01), pie al frente (p= 0,01) y apoyo unipodal (p= 0,03). Estos resultados sugieren una influencia positiva de la VR como complemento a la terapia convencional en la rehabilitación del equilibrio y capacidad funcional tras un accidente cerebrovascular y confirman la viabilidad del programa combinado de rehabilitación propuesto.
Assuntos
Humanos Masculino Feminino Pessoa de Meia-Idade Atividades Cotidianas Acidente Vascular Cerebral/reabilitação Equilíbrio Postural Reabilitação/métodos Interface Usuário-Computador Jogos de Vídeo
Biblioteca responsável:
BR33.1
powered by iAHx-2.18-89
Biblioteca Virtual em Saúde