Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Modelos explicativos do setor profissional em relação às plantas medicinais / Modelos explicativos del sector profesional en relación con las plantas medicinales / Explanatory models of the professional sector in relation to medicinal plants

Palma, Josiane Santos; Badke, Marcio Rossato; Heisler, Elisa Vanessa; Heck, Rita Maria; Meincke, Sonia Maria Konzgen.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 7(3): 2998-3008, jul.-set. 2015. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-762262

Objetivo:

Conhecer os modelos explicativos do setor profissional em relação às plantas medicinais.

Método:

Estudo realizado junto a nove profissionais entre maio e julho de 2011 na zona rural de Pelotas/RS, com auto aplicação de questionários semiestruturados, observação participante e grupo focal. Os preceitos éticos para pesquisas envolvendo seres humanos foram respeitados e os profissionais foram identificados pelo nome de uma planta medicinal.

Resultados:

De acordo com a análise temática dos dados, os profissionais de saúde utilizam plantas medicinais no cuidado da própria saúde e mencionaram haver possibilidade para a utilização de recursos vegetais no âmbito da atenção básica em momentos de autocuidado e cuidados paliativos. Afora estes momentos, incentivam o uso exclusivo de recursos alopáticos.

Conclusão:

A resistência do setor profissional com relação às plantas medicinais pode ser um reflexo da formação profissional biomédica, consistindo em um nó crítico das redes semânticas.
Biblioteca responsável: BR1208.1
Selo DaSilva