Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing beliefs and actions in exercising patient advocacy in a hospital context / Creencias y acciones de enfermeros en el ejercicio de la defensa del paciente en el marco hospitalario / Crenças e ações de enfermeiros no exercício da advocacia do paciente no contexto hospitalar

Barlem, Jamila Geri Tomaschewski; Lunardi, Valéria Lerch; Barlem, Edison Luiz Devos; Ramos, Aline Marcelino; Figueira, Aline Belletti; Fornari, Nerizane Cerutti.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 49(5): 811-818, Oct. 2015. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-763309
ResumoOBJETIVOAnalisar as crenças e ações de enfermeiros no exercício da advocacia do paciente no contexto hospitalar.MÉTODOEstudo quantitativo, exploratório-descritivo, com delineamento transversal, realizado com 153 enfermeiros de duas instituições hospitalares do sul do Brasil, uma pública e uma filantrópica, mediante aplicação do Protective Nursing Advocacy Scale - versão brasileira. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e análises de variância.RESULTADOSOs enfermeiros acreditam que estão advogando pelos pacientes em seus ambientes de trabalho, concordando que devem advogar, especialmente quando pacientes vulneráveis precisam da sua proteção. Os valores pessoais e a qualificação profissional foram identificados como principais fontes de apoio ao exercício da advocacia.CONCLUSÃOOs enfermeiros nem discordam e nem concordam que advogar pelos pacientes em seus ambientes de trabalho possa lhes trazer consequências negativas. Faz-se necessário reconhecer como as características das instituições públicas e privadas vêm favorecendo, ou não, o exercício da advocacia do paciente pelos enfermeiros.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva