Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracterização social e clínica dos homens com câncer de próstata atendidos em um hospital universitário / Social and clinical characterization of men with prostate cancer treated at a university hospital / Caracterzacíon social y clínica de hombres con cáncer de próstata tratados en un hospital universitario

Araújo, Jeferson Santos; Conceição, Vander Monteiro da; Oliveira, Rafaela Azevedo Abrantes de; Zago, Márcia Maria Fontão.
REME rev. min. enferm ; 19(2): 196-203, abr.-jun. 2015. tab, ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-768605
O objetivo desta pesquisa foi descrever as características sociais e clínicas dos pacientes diagnosticados com câncer de próstata atendidos em um hospital universitário do interior de São Paulo. Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, em que se procedeu à busca pelas características dos adoecidos atendidos no hospital entre os anos de 2001 e 2013. Os dados foram tabulados e em seguida analisados pela estatística descritiva. Dos 2.620 homens investigados, 1.641 não tinham o diagnóstico principal de neoplasia prostática, apresentavam idade média de 73 anos, predominantemente casados, com a cor da pele branca, ensino fundamental completo e aposentados. Os principais tratamentos realizados foram a prostatectomia, ressecção transureteral, hormonioterapia, linfadenectomia, orquidectomia e quimioterapia.Há necessidade de pesquisas que explorem as dificuldades e necessidades dos homens adoecidos por CP no que se refere ao tratamento e à assistência, bem como estudos que visem a conhecer mais detalhadamente as características sociais dos adoecidos.
Biblioteca responsável: BR21.1
Selo DaSilva