Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Medidas vocais espectrográficas, queixas vocais e dados ocupacionais de professoras do ensino fundamental / Spectrographic voice measures, vocal complaints and occupational data ofelementary school teachers / Mediciones espectrográficas de la voz, quejas vocales y datos ocupacionales en los maestros de educación básica

Cielo, Carla Aparecida; Ribeiro, Vanessa Veis; Bastilha, Gabriele Rodrigues.
Distúrb. comun ; 27(2)jun. 2015. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-771249

Introdução:

Distúrbios vocais ocupacionais são comuns em professores e estão associados a fatores físicos, sociais, ambientais, organizacionais e psicológicos.

Objetivo:

Descrever e correlacionar medidas vocais espectrográficas, presença de queixas vocais e dados ocupacionais de professoras do ensino fundamental. Material e

método:

Estudo transversal de caráter quantitativo do qual participaram 98 professoras, com idades entre 20 e 60 anos (média 37,93 anos). Coletou-se a emissão sustentada da vogal /a/ que foi submetida à análise vocal espectrográfica em filtro de banda estreita e de banda larga pelo programa Real Time SpectrogramdaKay Pentax®. Os dados foram analisados pelos testes ANOVA e Correlação de Pearson, adotando-se o nível de significância de 5%.

Resultados:

As professoras sem queixas vocais apresentaram traçado espectrográfico mais regular no filtro de banda estreita, havendo correlação positiva entre o tempo de atuação profissional e a presença de ruído entre os harmônicos e o escurecimento do traçado nas altas frequências e em todo espectrograma em filtro de banda estreita.

Conclusão:

As professoras que não apresentavam queixas vocais mostraram traçado espectrográfico mais definido, ocorrendo também aumento de ruído entre os harmônicos e escurecimento do traçado nas altas frequências e em todo espectrograma, conforme o aumento do tempo de atuação profissional. Isso sugere que a espectrografia de banda estreita pode ser utilizada como análise complementar na diferenciação de docentes com e sem queixas vocais e que o tempo de atuação profissional do docente com suas idiossincrasias e sem as adequadas condições laborais de saúde vocal pode ocasionar a presença de distúrbio na qualidade vocal.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva