Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise de vídeos do Youtube sobre prevenção de queimaduras / Análisis de videos de Youtube sobre prevención de quemaduras / Analysis of videos from Youtube on burn prevention

Fuculo Junior, Paulo Roberto Boeira; Santos, Evelyn Andrade dos; Rosso, Lucas Henrique de; Amestoy, Simone Coelho; Torinho, Francis Solange; Echevarría-Guanilo, Maria Elena.
Rev. bras. queimaduras ; 14(2): 145-149, abr.-Jun. 2015. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-777690

Objetivo:

Analisar as informações dos vídeos disponibilizados no YouTube sobre prevenção de queimaduras.

Método:

Pesquisa de abordagem quantitativa do tipo exploratório. Utilizou-se como fonte de dados o sítio de compartilhamento do YouTube e a estratégia de busca prevenção AND queimaduras. Foram incluídos vídeos que contemplavam informações relacionadas à prevenção de acidentes com queimaduras e excluídos vídeos por duplicidade, que não abordavam a temática ou que eram baseados em vídeos já incluídos na amostra analisada, a partir da sua publicação original. Identificaram-se 64 vídeos, dos quais 24 foram excluídos.

Resultados:

Foram analisados 40 vídeos, publicados entre 2010 e fevereiro de 2015. As principais orientações foram relacionadas a queimaduras por álcool líquido, sendo orientada a utilização do álcool gel e não acender fogo enquanto este estiver sendo utilizado; a necessidade de manter as crianças longe das fogueiras, do fogão e do ambiente de preparo dos alimentos; colocar as panelas nas bocas do fundo do fogão com os cabos virados para o centro do mesmo; armazenar produtos inflamáveis tais como álcool, fósforos, isqueiros, extensões elétricas e tomadas em lugares fora do alcance das crianças.

Conclusão:

Considera-se que os vídeos apresentam relevantes informações sobre prevenção de queimaduras. Entretanto, é imprescindível a avaliação dos conteúdos dos mesmos, uma vez que estes se tornam importantes para educação em saúde para a população.
Biblioteca responsável: BR30.1
Selo DaSilva