Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Agricultura familiar e a conservação da saúde humana e ambiental / Agricultura familiar y preservación de la salud humana y ambiental / Family farming and human and environmental health conservation

Borges, Anelise Miritz; Bonow, Clarice Alves; Silva, Mara Regina Santos da; Rocha, Laurelize Pereira; Cezar-Vaz, Marta Regina.
Rev. bras. enferm ; 69(2): 326-334, mar.-abr. 2016. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-783836
RESUMO

Objetivo:

compreender como os trabalhadores agricultores identificam os impactos positivos e negativos do trabalho agrícola familiar no ambiente e conservam a saúde ambiental.

Método:

pesquisa qualitativa com 129 trabalhadores agricultores da Ilha dos Marinheiros, Rio Grande, Brasil. Foram utilizados dados secundários e entrevistas gravadas, com posterior análise de Bardin e NVivo10, ambos embasados na racionalidade cultural (Enrique Leff).

Resultados:

constaram, entre os impactos positivos, a geração de alimentos com responsabilidade, a valorização do trabalho, a correta, mínima ou nula inserção dos agrotóxicos. Como aspectos negativos, o uso excessivo e incorreto dos agrotóxicos e a ausência de conhecimentos para agricultar.

Conclusão:

a conservação do ambiente consistiu na redução de suas agressões durante o trabalho, as quais podem comprometer a saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva