Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autoavaliação vocal de mulheres na menopausa / Vocal self-assessment of women in menopause

Basilio, Bianca Natani; Ribeiro, Vanessa Veis; Pereira, Eliane Cristina; Leite, Ana Paula Dassie.
Rev. CEFAC ; 18(3): 649-656, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-787742
RESUMO

Objetivo:

analisar os dados da autoavaliação vocal de mulheres na menopausa e compará-los aos obtidos por um grupo controle.

Métodos:

estudo transversal, observacional e analítico no qual participaram 42 mulheres com idades entre 19 e 60 anos, divididas em grupo controle (21 mulheres na menacme) e grupo de estudo (21 mulheres na menopausa). Cada participante respondeu a um questionário elaborado pelas pesquisadoras, que continha dados referentes a saúde geral, tratamentos realizados, tabagismo, etilismo, utilização profissional da voz e dados ginecológicos, e aos protocolos de autoavaliação vocal Escala de Sintomas Vocais, Índice de Desvantagem Vocal e Qualidade de Vida em Voz. Os dados foram analisados por meio dos testes não-paramétricos Mann-Whitney e Correlação de Pearson, considerando-se o nível de significância de 5%.

Resultados:

o grupo estudo apresentou índices significantemente maiores no domínio funcional do Índice de Desvantagem Vocal e significantemente menores no domínio socioemocional de Qualidade de Vida em Voz. Apesar disso, os escores desses domínios estavam dentro do esperado para vozes saudáveis. Não houve correlação entre os resultados da autoavaliação vocal e o tempo em que as mulheres pararam de menstruar.

Conclusão:

conclui-se que mulheres na menopausa, apesar de apresentarem diferenças em relação às mulheres na menacme quanto à autoavaliação vocal, apresentam sintomatologia, qualidade de vida em voz e desvantagem vocal compatível com as apresentadas por indivíduos com vozes saudáveis.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva