Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Alterações de sistema estomatognático em indivíduos disfônicos / Stomatognatic system changes in dysphonic individuals

Cielo, Carla Aparecida; Ribeiro, Vanessa Veis; Christmann, Mara Keli; Lima, Joziane Padilha de Moraes; Pacheco-Rubim, Andrielle de Bitencourt; Hoffmann, Carla Franco; Mattiazzi, Ângela Leusin.
Rev. CEFAC ; 18(3): 613-625, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-787750
RESUMO

Objetivo:

verificar a presença de alterações do sistema estomatognático e sua associação com o sexo, profissão, relato de alergias e diagnóstico fonoaudiológico do tipo de disfonia em indivíduos disfônicos que procuraram atendimento em uma clínica-escola fonoaudiológica.

Métodos:

estudo quantitativo e retrospectivo, por meio de banco de dados. Amostra de 69 prontuários de sujeitos de ambos os sexos, com idades entre 19 e 44 anos. Coletaram-se dados sobre faixa etária, sexo, profissão, relato de alergias, diagnóstico fonoaudiológico do tipo de disfonia, tipo respiratório e dados da avaliação antroposcópica do sistema estomatognático oclusão, alterações horizontais e transversais de mordida, largura e profundidade do palato duro, modo respiratório e tensão de lábios, língua e bochechas.

Resultados:

28,99% (n=20) eram profissionais da voz; 33,33% (n=23) relataram alergias; tipo respiratório misto com 75,36% (n=52), seguido pelo superior com 20,29% (n=14) e costodiafragmaticoabdominal com 4,35% (n=3); tipo de disfonia funcional (n=42; 66,67%), seguido pelo organofuncional (n=19; 23,54%) e orgânico (n=8; 11,59%). Nas associações de alterações do sistema estomatognático com tipos e modos respiratórios, tipos de disfonia, profissionais da voz e relato de alergias não houve significâncias, apenas do sexo feminino com ausência de alterações verticais de mordida.

Conclusão:

os pacientes estudados eram predominantemente mulheres; adultos; não profissionais da voz; com disfonia funcional; sem relato de alergias ou alterações de sistema estomatognático; com tipo e modo respiratórios adequados, havendo associação apenas do sexo feminino com ausência de alterações verticais de mordida.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva