Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil vocal, ocupacional e de saúde geral de docentes de Santa Maria/RS / Occupational, general health and vocal profile of teachers of Santa Maria city

Cielo, Carla Aparecida; Portalete, Caroline Rodrigues; Ribeiro, Vanessa Veis; Bastilha, Gabriele Rodrigues.
Rev. CEFAC ; 18(3): 635-648, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-787765
RESUMO

Objetivo:

caracterizar e relacionar o perfil vocal, ocupacional e de saúde geral de professores do ensino fundamental de Santa Maria/RS.

Métodos:

estudo transversal observacional analítico de caráter quantitativo. A amostra constituiu-se de 127 professores (média de idade de 38,25 anos), que responderam a um questionário e foram submetidos à triagem auditiva, avaliação vocal perceptivoauditiva e avaliação acústica.

Resultados:

média de 7,03h/dia de docência; trabalho como docente há 13,13 anos em média; elevada ocorrência de queixas vocais e ausência de relato de distúrbios respiratórios e hábitos de etilismo e tabagismo; a maioria não apresentou alterações nos parâmetros perceptivoauditivos, e na análise acústica, apresentou alterações nas medidas de perturbação de frequência e amplitude e de ruído; os professores que apresentaram queixas vocais tinham carga horária diária superior aos que não apresentaram; os professores com queixas vocais apresentaram alterações significantes na medida variação da frequência fundamental (jitter); e verificou-se relação estatisticamente significante entre distúrbios respiratórios e a medida da média relativa da perturbação de frequência (jitter).

Conclusão:

há elevada ocorrência de queixas vocais entre professores do ensino fundamental e essas se relacionam com a carga horária elevada e com medidas acústicas de jitter que também apresentam relação com o relato da presença de distúrbios respiratórios.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva