Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Contribuição dos profissionais da atenção primária à saúde para oautocuidado apoiado aos portadores de tuberculose / Contribución profesional de atención primaria de salud para el cuidado de uno mismo asistida para pacientes con tuberculosis / Professional contribution of primary health care for assisted self care to patients with tuberculosis

Andrade, Rayla Patrícia da Silva; Maia, Vanessa Freires; Queiroz, Rosimeire Fontes de; Carreiro, Gisele Santana Pereira; Villa, Tereza Cristina Scatena; Pinto, Erika Simone Galvão.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 8(3): 4857-4863, jul.-set.2016. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-789214
Verificar a contribuição dos profissionais da Atenção Primaria à Saúde (APS) no autocuidado apoiado aos portadores de tuberculose(TB).

Métodos:

estudo quantitativo, corte transversal realizado com 100 profissionais da APS no município de Natal/RN. Utilizou-se para coleta de dados instrumento estruturado.

Resultados:

80% das entrevistas foram respondidas por profissionais de Unidade de Saúde da Família; 41%trabalhavam na unidade há mais de 10 anos; 44% relataram capacidade ótima para o vínculo e educação em saúde; 55% classificou o acolhimento como razoável.

Conclusão:

percebe-se a necessidade de atender o doente de forma integral, abordando seus aspectos individuais, sociais e considerando os serviços de saúde de maneira a fortalecer o vínculo entre doente, profissional e serviço...
Biblioteca responsável: BR1208.1
Selo DaSilva