Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Hidratação vocal em profissionais e futuros profissionais da voz / Vocal hydration in voice professionals and in future voice professionals

Siqueira, Márcia do Amaral; Bastilha, Gabriele Rodrigues; Lima, Joziane Padilha de Moraes; Cielo, Carla Aparecida.
Rev. CEFAC ; 18(4): 908-914, jul.-ago. 2016. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-794886
RESUMO

Objetivo:

caracterizar e relacionar a quantidade e condições de hidratação, o tempo diário de uso vocal e as queixas de ressecamento de profissionais e futuros profissionais da voz.

Métodos:

pesquisa transversal, não-experimental, retrospectiva e quantitativa, com utilização de banco de dados. Analisaram-se 105 registros de sujeitos de ambos os gêneros, profissionais e/ou estudantes futuros profissionais da voz na faixa etária de 190 a 426 anos. Foram utilizados dados relativos à idade, profissão, gênero, quantidade e condições de hidratação, tempo de uso da voz e queixas de ressecamento. Foram utilizados Teste de Hipótese para Proporção, Teste Qui-Quadrado e Teste exato de Fisher.

Resultados:

frequência significante de água disponível no ambiente de trabalho e de uso da voz menos de oito horas diárias. A ingestão de menos de sete copos diários de água foi percentualmente maior do que a ingestão de mais de sete copos. Houve associação significante entre ingerir menor quantidade de água e usar a voz por menor tempo e entre ter água no trabalho e ingerir mais de sete copos de água diários. Não houve qualquer significância em relação à queixa de ressecamento.

Conclusão:

a maioria dos profissionais e futuros profissionais da voz a utilizava por menos de oito horas diárias e possuía água disponível no trabalho. Aqueles que ingeriam menos de sete copos de água diários apresentavam tempo diário de uso vocal menor do que oito horas e aqueles que ingeriam mais de sete copos de água por dia tinham água disponível no trabalho.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva