Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Capacidade vital forçada e tempos máximos de fonação em relação à circunferência abdominal e ao estado nutricional de crianças / Forced vital capacity and maximum phonation time compared to waist circumference and nutritional status of children

Pascotini, Fernanda dos Santos; Haeffner, Leris Salete Bonfanti; Cielo, Carla Aparecida.
Rev. CEFAC ; 18(4): 915-922, jul.-ago. 2016. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-794892
RESUMO

Objetivo:

avaliar e correlacionar capacidade vital forçada e tempos máximos de fonação em relação à circunferência abdominal e ao estado nutricional de crianças.

Métodos:

estudo transversal analítico com 82 crianças, entre oito e dez anos de idade, divididas pelo estado nutricional (eutrófica, sobrepeso e obesas) e pelo percentil da circunferência abdominal (≤25, 25 a 75 e ≥75). Verificou-se a capacidade vital forçada pela espirometria e os tempos máximos de fonação de /e/, /a/ e /e/ áfono (/ė/).

Resultados:

a capacidade vital forçada foi maior nas crianças com maior circunferência abdominal (p=0,003) e as com percentis da circunferência abdominal de 25 a 75 tiveram maiores tempos máximos de fonação /e,a,ė/ (p<0,05). Não foi encontrada diferença estatística significante das variáveis capacidade vital forçada e tempos máximos de fonação/e,a,ė/ em relação ao estado nutricional. Existiu correlação forte entre tempo máximo de fonação /a/ e tempo máximo de fonação /e/ (0,84).

Conclusão:

o estado nutricional das crianças não influenciou o volume de ar expirado e às medidas de tempos máximos de fonação, mas percebe-se que uma maior circunferência abdominal, que representa a gordura localizada, aumenta a função pulmonar.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva