Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O Lado Paralelo do Cuidar Desvelado Pelas Representações dos Cuidadores de Adoecidos Após Acidente Vascular Cerebral / The Parallel Side of Caring Unveiled by Caregivers of Patients Sickened after Stroke

Araújo, Jeferson Santos; Silva, Silvio Eder Dias da; Santana, Mary Elizabeth de; Sousa, Ralrizônia Fernandes; Conceição, Vander Monteiro da; Vasconcelos , Esleane Vilela; Rodrigues, Lais Ferreira.
Rev. bras. ciênc. saúde ; 18(2): 109-114, 2014.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-796536

Objetivo:

O estudo objetivou identificar as representaçõessociais do cuidar na ótica de cuidadores de adoecidos pósAcidente Vascular Cerebral. Material e

Métodos:

Estudo demetodologia qualitativa o qual foi empregado o métododescritivo. Para coletar os dados foram empregadas duastécnicas, a livre associação de palavras e a observaçãolivre, aplicadas a vinte cuidadores.

Resultados:

Análise dosdepoimentos foi baseada na associação de ideias e na análisedo discurso possibilitando a consolidação de três categoriasA sobrecarga na atenção á saúde; Cuido sim, mas não seimais o que fazer; (Re)significação do cuidar.

Conclusão:

Oestudo demonstrou a sobrecarga na atenção do cuidadorpara com o outro, entretanto o cuidado foi demonstrado deforma ininterrupta, pois eles sentem-se na obrigação atenderao adoecido.
Biblioteca responsável: BR8.1
Selo DaSilva