Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Controle Glicêmico de Pacientes Portadoresde Diabetes Mellitus e Doença Periodontal / Glycemic Control in Patients with Diabetes Mellitus and Periodontal Disease

Nassar, Patricia Oehlmeyer; Andrade, Letícia de; Konrad, Francielly Heloiza; Serraglio, Ana Paula; Balotin, Anelize; Colet, Daniela; Nassar, Carlos Augusto.
Rev. bras. ciênc. saúde ; 12(1): 21-30, 2008. graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: lil-796685
O objetivo deste estudo foi avaliar a melhora nocontrole glicêmico do Diabetes mellitus, bem como do controleda doença periodontal, através da relação entre os níveissangüíneos de hemoglobina glicosilada, glicemia em jejum eglicemia pós-prandial e os parâmetros clínicos da doençaperiodontal. Material e

Métodos:

Foram selecionados 20pacientes, com faixa etária de 18 a 70 anos que não foramsubmetidos ao tratamento periodontal básico, sendo divididosem 2 grupos 1)Tratamento periodontal básico+controlemecânico e 2)tratamento periodontal básico + controlemecânico + Terapia de manutenção. As análises foramrealizadas no dia 0 e aos 90 dias, incluindo Índice de Placa,Índice gengival, Profundidade de sondagem, Nível de inserçãoclínica e Sangramento a sondagem, juntamente com aavaliação de hemoglobina glicosilada, glicemia em jejum epós-prandial.

Resultados:

Constatou-se uma melhora namaioria dos parâmetros clínicos periodontais, assim comonos níveis de glicose em jejum e glicose pós-prandial emambos os grupos. No grupo que recebeu terapia demanutenção, os parâmetros clínicos de sangramento asondagem e profundidade de sondagem diminuíramsignificantemente, enquanto que os valores de hemoglobinaglicosilada diminuíram, mas não significantemente.

Conclusão:

Sugeriu-se que esta terapia pode ter sido positiva empacientes portadores de Diabetes Mellitus e doençaperiodontal...
Biblioteca responsável: BR8.1
Selo DaSilva