Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O pensamento dos gestores municipais sobre a ouvidoria como um potencial instrumento de gestão participativa do SUS / The thought of municipal managers about the ombudsman as a potential tool of participatory management of the SUS

Silva, Raelma Paz; Jesus, Elizabeth Alves de; Ricardi, Luciani Martins; Sousa, Maria Fátima de; Mendonça, Ana Valéria Machado.
Saúde debate ; 40(110): 81-94, jul.-set. 2016. graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-796994
RESUMO O estudo, de abordagem qualitativa, buscou, a partir do discurso de gestores municipais de saúde, identificar potencialidades à participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como compreender como esses gestores utilizam a ouvidoria para a tomada de decisão. Foram entrevistados 12 gestores, de quatro regiões do País, com posteriores transcrição e análise de discurso. Entendendo a participação como direito constitucional, as ouvidorias do SUS têm papel fundamental para a gestão, pois estimulam a participação individual do usuário e, em contrapartida, possibilitam ao gestor conhecer a opinião da população a respeito das ações e dos serviços de saúde ofertados no município.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva