Your browser doesn't support javascript.
loading
Association between the Alvarado score and surgical and histopathological findings in acute appendicitis. / Associação entre o escore de Alvarado, achados cirúrgicos e aspecto histopatológico da apendicite aguda.
do Nascimento, Ricardo Reis; Souza, Jaime César Gelosa; Alexandre, Vanessa Baschirotto; Kock, Kelser de Souza; Kestering, Darlan de Medeiros.
Afiliação
  • do Nascimento RR; UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina, Faculdade de Medicina, Tubarão, SC, Brasil.
  • Souza JCG; UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina, Faculdade de Medicina, Tubarão, SC, Brasil.
  • Alexandre VB; UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina, Faculdade de Medicina, Tubarão, SC, Brasil.
  • Kock KS; UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina, Faculdade de Medicina, Tubarão, SC, Brasil.
  • Kestering DM; UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina, Faculdade de Medicina, Tubarão, SC, Brasil.
Rev Col Bras Cir ; 45(5): e1901, 2018 Oct 18.
Article em Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-30365693
RESUMO
OBJETIVO: comparar o resultado do escore de Alvarado com os achados cirúrgicos e com os resultados do exame histopatológico do apêndice de pacientes operados por apendicite aguda. MÉTODOS: estudo observacional com delineamento transversal de 101 pacientes com 14 anos de idade ou mais, submetidos à apendicectomia de urgência. A avaliação continha o escore de Alvarado, pontuação no escore, sexo, idade, etnia dos pacientes e tempo de evolução. Foi obtido o aspecto cirúrgico do apêndice, dados a respeito das complicações pós-operatórias e o resultado do exame histopatológico. O intervalo de confiança pré-estabelecido foi de 95%. Foram calculadas sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e negativo do escore, e realizada uma análise através da curva ROC. RESULTADOS: a associação entre o escore de Alvarado e a confirmação diagnóstica utilizando como ponto de corte uma pontuação maior ou igual a seis encontrou-se significância estatística (P=0,002), com sensibilidade de 72% e especificidade de 87,5%. A pontuação maior ou igual a seis mostrou maior tendência a apresentar fases mais avançadas da apendicite aguda tanto no aspecto cirúrgico quanto histopatológico, quando comparado a uma pontuação menor que seis. O sexo masculino apresentou maiores chances de complicações quando comparado ao sexo feminino (P=0,003). CONCLUSÃO: o escore de Alvarado se mostrou um bom método para triagem diagnóstica na apendicite aguda, já que pontuações maiores ou iguais a seis estão associadas a uma probabilidade maior de confirmação diagnóstica e de quadros mais avançados da doença aguda.
Assuntos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Diagnostic_studies / Observational_studies / Prevalence_studies / Prognostic_studies / Risk_factors_studies Limite: Adolescent / Adult / Female / Humans / Male Idioma: En / Pt Ano de publicação: 2018 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Diagnostic_studies / Observational_studies / Prevalence_studies / Prognostic_studies / Risk_factors_studies Limite: Adolescent / Adult / Female / Humans / Male Idioma: En / Pt Ano de publicação: 2018 Tipo de documento: Article