Your browser doesn't support javascript.
loading
[Low detection rate and therapeutic success of tuberculosis in a prison in EcuadorBaixo recrutamento de pacientes e sucesso no tratamento da tuberculose em uma prisão do Equador]. / Baja captación y éxito en el tratamiento para la tuberculosis en una cárcel de Ecuador.
Chong, Félix; Marín, Diana; Pérez, Freddy.
Afiliação
  • Chong F; Ministerio de Salud Pública del Ecuador Ministerio de Salud Pública del Ecuador Ecuador Ministerio de Salud Pública del Ecuador, Ecuador.
  • Marín D; Universidad Pontificia Bolivariana Universidad Pontificia Bolivariana Colombia Universidad Pontificia Bolivariana, Colombia.
  • Pérez F; Departamento de Enfermedades Transmisibles Determinantes Ambientales de la Salud Organización Panamericana de la Salud Washington D.C. Estados Unidos de América Departamento de Enfermedades Transmisibles y Determinantes Ambientales de la Salud, Organización Panamericana de la Salud, Washington D.C., Estados Unidos de América.
Rev Panam Salud Publica ; 43: e106, 2019.
Article em Es | MEDLINE | ID: mdl-31908648
RESUMO
OBJETIVO: Avaliar o controle da tuberculose (TB) pulmonar e identificar os fatores de risco associados ao tratamento malsucedido na maior prisão do Equador. MÉTODOS: Foram analisados os dados de vigilância da prisão e de uma coorte de reclusos da mesma prisão, diagnosticados com TB em 2015 e 2016. Foram excluídos os registros sem resultado do tratamento. A porcentagem de sintomas respiratórios identificados e a taxa de incidência de TB foram estimadas. Os fatores associados ao tratamento malsucedido foram estimados com regressão logística binomial. RESULTADOS: Em 59 846 consultas médicas, 3% dos reclusos foram identificadas com sintomas respiratórios. Entre esses, 326 tinham TB e 184 foram analisados. A taxa de incidência de TB na prisão foi de 3 947/100 000 habitantes. Observou-se tratamento bem-sucedido em 70,4% (65,6% curados e 4,8% com tratamento completo) e malsucedido em 29,4% (12,5% perdidos durante o acompanhamento, 5% morreram, 1,1% com falhas do tratamento e 10,8% sem avaliação). A soropositividade para HIV foi associada a risco aumentado de tratamento malsucedido (risco relativo 1,66; intervalo de confiança de 95%: 1,33 a 2,07). CONCLUSÃO: A incidência de TB na prisão foi 123 vezes maior do que na população geral do Equador. Prisioneiros coinfectados com HIV-TB correm maior risco de não ter tratamento bem-sucedido. É necessária uma articulação entre os ministérios da saúde e da justiça para implementar de forma adequada os protocolos de saúde e da Estratégia pelo Fim da TB.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Diagnostic_studies / Etiology_studies / Guideline / Incidence_studies / Prognostic_studies / Risk_factors_studies País/Região como assunto: America do sul / Ecuador Idioma: Es Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Diagnostic_studies / Etiology_studies / Guideline / Incidence_studies / Prognostic_studies / Risk_factors_studies País/Região como assunto: America do sul / Ecuador Idioma: Es Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article